Páginas

domingo, 11 de dezembro de 2011

ativ.4.1Atividade 4-1

Atividade 4-1 – Considerações acerca dos vídeos assistidos

Observando os vídeos disponíveis pude observar a criatividade de seus idealizadores na elaboração dos mesmos, ao fazerem à sincronia de imagens, sons e movimentos. E esse tipo de mídia se faz muito presente no nosso dia-a-dia, nas propagandas de televisão elas são constantes, na sala de tecnologias elas também são muito utilizadas pelos professores. É interessante destacar que este tipo de mídia pode ser uma grande aliada à Educação, desde que seja refletida, planejada, ou seja, desde que o educador tenha o propósito de se chegar a um objetivo: ensino/ aprendizagem e que, se utilizadas de maneira adequada e de forma inteligente tornam as aulas mais ilustrativas e interessantes, despertando no aluno a curiosidade e a concentração para colocar sua criatividade a favor da construção de novos conhecimentos. O vídeo-O passo mostra o trabalho em grupo e precisam ter harmonia para que o som seja único, e para isso precisam de coordenação, motivação e muito treinamento.

Precisamos ser ousados e participativos na sistematização de novos conhecimentos sabendo dialogar, respeitando as contribuições de cada indivíduo para atingir um objetivo comum de um grupo. Assim caro amigo educador faça uma reflexão quanto a nossa prática em sala de aula para que possamos avaliar e melhorar nossa produção, buscando o que meu aluno pode contribuir e o que posso contribuir quem sabe assim a educação tenha salvação.

É importante que o professor possa incluir estratégias de ensino em sua metodologia, contendo o uso das tecnologias da informação e demais mídias disponíveis para a educação. Portanto para que isso ocorra, este professor precisa ter o conhecimento e domínio adequado para tal aplicação, e isto poderá ocorrer por meio de capacitações e demais cursos afins, porém o professor precisa também está aberto a mudanças e novas informações, admitindo e entendendo que a educação requer constante aprendizado inclusive por parte dos próprios professores.
Em plena evolução e desenvolvimento tecnológico por que passa a sociedade, não tem como a educação permanecer intacta e longe das tecnologias, grande maioria dos alunos inclusive já às domina, e cabe agora ao professor aprender a utilizá-las a seu favor e da educação. Aceitando as mudanças necessárias ao desenvolvimento de uma aula interativa, tecnológica e dentro da linguagem digital do aluno.
Ao conhecer e adaptar estas novas estratégias de ensino em sua metodologia, o professor será o mediador entre as novas tecnologias e o aluno, contribuindo para sua formação como um cidadão .

0 comentários:

Postar um comentário